CAB vai com dez times e início em 15/03

O arbitral que deu pontapé inicial ao Campeonato Amigos da Bola, temporada 2025, décima sexta edição, definiu as diretrizes para a competição. Os coordenadores Gigio, presidente do CAB e do Povo da Bola; Junior, do Butantã; e Jorge, do Piriri, conduziram a reunião, que também teve participação de Tiago Possobom, do União, que conduz o setor de registros; Luciano, que falou sobre a confecção da tabela; e a presença de José Gentil de Castro, do setor de arbitragem, que falou da condução do departamento para a temporada que se inicia.

Quanto aos clubes, apenas uma novidade, a equipe Monstros FC, que entra no lugar do Unidos. Assim, a relação de clubes contará com Abranches, Bebebum, Butantã, Estrela Vermelha, Monstros FC, Pão com Bife, Piriri, Povo da Bola, Shakhtar Danonetsk e União.

Pontos importantes e que valem ser ressaltados é que o número de federados ficou mantido em três, com a janela de dois anos, ficou mantido também a folga nas férias escolares de julho, segundo e terceiro finais de semana.

Importante mudança ficou por conta da Comissão Disciplinar, que teve aumento de cadeiras, saindo de cinco para sete integrantes, mantendo os clubes coordenadores Povo da Boal, Butantã e Piriri como permanentes, mais a participação de indicados do Estrela Vermelha, União, Pão com Bife e Shakhtar Danonetsk.

Os campos que serão utilizados na atual temporada serão Trieste, Iguaçu, Tupã e Flamengo e, em função da adoção de dois campos sintéticos não terá mais a possibilidade de transferências de rodada por causa de chuvas, o que sempre foi um problema para o CAB. Porém, se por motivo de força maior, algum jogo tenha que ser transferido no final de semana, obrigatoriamente sua realização deverá ocorrer durante o meio de semana seguinte, no período noturno.

A grande novidade para o ano de 2025 foi o lançamento do campeonato Quarentinha, que terá início assim que encerrar a categoria livre. O Campeonato Amigos da Bola coloca a bola para rolar no próximo sábado com jogos no Trieste e Iguaçu.

HISTÓRICO
A primeira edição do CAB, em 2010, contou sete equipes e teve o Estrela Vermelha como primeiro campeão. Em 2011 aumentou o número de competidores para onze e o Máster Urca levantou o caneco. Em 2012, Povo da Bola deu a volta olímpica, quando enfrentou o Piriri na final, outra vez com dez participantes. Em 2013 Máster Urca chega ao bicampeonato, em campeonato com quatorze equipes. De 2014 a 2018 só deu Operário Ahú, vencendo em todos estes anos, em 2014 com quatorze equipes, em 2015 com dezesseis, 2016 dezesseis novamente, 2017 onze e 2018 vinte clubes, na maior edição da história. Em 2019 foi a vez do Butantã vencer a competição, em campeonato com quinze equipes. 2020 e 21 deu Ouro Verde bicampeão, em duas edições com quatorze equipes. Em 2022, com dez equipes, Abranches, estreante, leva o troféu para casa. Em 2023 Povo da Bola chega ao bi, com doze equipes. Em 2024 o Piriri é campeão, com dez concorrentes. Nestes quinze anos de disputas quase cinquenta equipes disputaram o CAB, mas apenas oito entraram para a galeria de campeões, conforme descrito acima: Operário Ahú, pentacampeão; Máster Urca, Ouro Verde e Povo da Bola, bi; Estrela Vermelha, Butantã, Abranches e Piriri, um título cada.

PARTICIPANTES POR EDIÇÃO E CONQUISTAS
2010
Sete equipes: Clube dos 16, Estrela Vermelha, Operário Mercês, Panela de Pinhais, Pescadores, Povo da Bola e Takaneka.
Campeão: Estrela Vermelha.
Vice-campeão: Povo da Bola.
3º colocado: Operário Mercês.

2011
Dez equipes: Apotheosis, Bebebum, Clube dos 16, Estrela Vermelha, Máster Urca, Novos Pescadores, Operário Mercês, Povo da Bola, Rádio Taxi Capital, e Takaneka.
Campeão: Máster Urca.
Vice-campeão: Operário Mercês.
3º colocado: Povo da Bola.

2012
Dez equipes: Bebebum, Cometa, Estrela Vermelha, Máster Urca, Os Teimosos, Piriri, Povo da Bola, Rádio Taxi Capital, Real Santo Inácio e Tubarões.
Campeão: Povo da Bola.
Vice-campeão: Piriri.
3º colocado: Máster Urca.

2013
Quatorze equipes: Bebebum, Cometa, Estrela Vermelha, Máster Urca, Mercês FC, Operário Ahú, Operário Mercês, Os Teimosos, Piriri, Povo da Bola, Rádio Taxi Capital, Real Santo Inácio, Spartak e Tubarões.
Campeão: Máster Urca.
Vice-campeão: Rádio Taxi Capital.
3º colocado: Spartak.

2014
Quatorze equipes: Bebebum, Cometa, Estrela Vermelha, Máster Urca, Operário Ahú, Operário Mercês, Os Teimosos, Piriri, Povo da Bola, Rádio Taxi Capital, Real Santo Inácio, Sampdoria, Spartak e Tubarões.
Campeão: Operário Ahú.
Vice-campeão: Máster Urca.
3º colocado: Piriri.

2015
Dezesseis equipes: Bebebum, Butantã, Cometa, De Lado Foot Góles, Estrela Vermelha, Máster Urca, Operário Ahú, Operário Mercês, Os Teimosos, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Rádio Taxi Capital, Real Santo Inácio, Sampdória e Spartak.
Campeão: Operário Ahú.
Vice-campeão: De Lado Foot Goles.
3º colocado: Ouro Verde.

2016
Dezesseis equipes: Bebebum, Butantã, Cometa, De Lado Foot Goles, Estrela Vermelha, Máster Urca, OAB PR, Operário Ahú, Operário Mercês, Os Teimosos, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Rádio Táxi Capital, Real Santo Inácio e Spartak.
Campeão: Operário Ahú.
Vice-campeão: Máster Urca.
3º colocado: Povo da Bola.

2017
Onze equipes: Butantã, Cometa, Irmãos Passaúra, Juventus CC, Operário Ahú, Michelangelo’s, Piriri, Povo da Bola, Sampdória, Squadra Azzurra e Vera Cruz.
Campeão: Operário Ahú.
Vice-campeão: Juventus Campo Comprido.
3º colocado: Povo da Bola.

2018
Vinte equipes: Bebebum, Buriti FC, Butantã, Colorado, De Lado Foot Goles, Estrela Vermelha, Máster Urca, Operário Ahú, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Rádio Táxi Capital, Spartak, Squadra Azzurra, Tóis, União Estável, Unidos FC, Vera Cruz, Vila Nova e Xaximdiru.
Campeão: Operário Ahú.
Vice-campeão: Máster Urca.
3º colocado: Vila Nova.

2019
Quinze equipes: Bebebum, Buriti, Butantã, Estrela Vermelha, Juventus, Máster Urca, Medellin, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Squadra Azzurra, União Estável, Unidos, Vera Cruz e Vila Nova.
Campeão: Butantã.
Vice-campeão: Máster Urca.
3º colocado: Povo da Bola.

2020
Quatorze equipes: Bebebum, Buriti, Butantã, Estrela Vermelha, Ixcola da Bola, Juventus, Máster Urca, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Spartak, Squadra Azzurra, União Estável e Vera Cruz.
Campeão: Ouro Verde.
Vice-campeão: Squadra Azzurra.
3º colocado: Piriri.

2021
Quatorze equipes: Bebebum, Butantã, Estrela Vermelha, Ixcola da Bola, Juventus, Máster Urca, Ouro Verde, Piriri, Povo da Bola, Shakhtar Danonetski, Spartak, Squadra Azzurra, União Estável e Vera Cruz.
Campeão: Ouro Verde (bi);
Vice-campeão: Cruz de Malte;
3º colocado: Povo da Bola.

2022
Dez equipes: Abranches, Bebebum, Butantã, Estrela Vermelha, Ixcola da Bola, Juventus, Piriri, Povo da Bola, Shakhtar Danonetsk e União.
Campeão: Abranches;
Vice-campeão: Ixcola da Bola;
3º colocado: Shakhtar Danonetsk.

2023
Doze equipes: Abranches, Bebebum, Butantã, Estrela Vermelha, Ixcola da Bola, Juventus, Piriri, Povo da Bola, Shakhtar Danonetsk, Start, União e Unidos.
Campeão: Povo da Bola (bi);
Vice-campeão: Juventus;
3º colocado: Estrela Vermelha.

2024
Dez equipes: Abranches, Bebebum, Butantã, Estrela Vermelha, Pão com Bife, Piriri, Povo da Bola, Shakhtar Danonetsk, União e Unidos.
Campeão: Piriri;
Vice-campeão: Abranches;
3º colocado: Pão com Bife.

PARTICIPAÇÕES
Contando a décima sexta temporada, edição de 2025.
Todas as edições (16): Povo da Bola (criador da competição).
Quinze edições: Estrela Vermelha.
Quatorze edições: Bebebum e Piriri.
Onze edições: Butantã.
Dez edições: Máster Urca.
Oito edições: União.
Sete edições: Rádio Táxi Capital e Spartak.
Seis: Cometa, Juventus, Operário Ahú, Operário Mercês e Ouro Verde.
Cinco: Real Santo Inácio, Shakhtar Danonetsk, Squadra Azzurra, Os Teimosos, Vera Cruz.
Quatro: Ixcola da Bola, Unidos e Abranches.
Três: Buriti, De Lado Foot Góles, Sampdória e Tubarões.
Duas: Clube dos 16, Takaneka, Vila Nova e Pão com Bife.
Uma: Apotheosis, Colorado, Irmãos Passaúra, Mercês, Medellin, Michelangelo´s, Novos Pescadores, OAB/PR, Panela de Pinhais, Pescadores, Start, Tóis, Xaximdiru e Monstros FC.

TÍTULOS
CAMPEÃO
Pentacampeão: Operário Ahú (2014,15, 16, 17 e 18).
Bicampeão: Máster Urca (2011 e 13), Ouro Verde (2020 e 21) e Povo da Bola (2012 e 2023).
Campeão: Estrela Vermelha (2010), Butantã (2019), Abranches (2022) e Piriri (2024).

VICE
Máster Urca: 2014, 16, 18 e 19.
Juventus: 2017 e 23
2010: Povo da Bola.
2011: Operário Mercês.
2012: Piriri.
2013: Rádio Táxi Capital.
2015: De Lado Foot Góles.
2020: Squadra Azzurra.
2021: Cruz de Malte.
2022: Ixcola da Bola.
2024: Abranches.

3º COLOCADO
Povo da Bola: 2011, 16, 17, 19 e 21.
Piriri: 2014 e 20.
2010: Operário Mercês.
2012: Máster Urca.
2013: Spartak.
2015: Ouro Verde.
2018: Vila Nova.
2022: Shakhtar Danonetsk.
2023: Estrela Vermelha.
2024: Pão com Bife.