Maycon Brito, árbitro CBF, vai dirigir Abranches x União
Começa neste sábado a segunda fase do Campeonato Amigos da Bola, quartas de final e curiosamente nos cruzamentos as equipes “mais antigas” do CAB. Pela ordem, Povo da Bola, fundador, portanto participou das 15 edições realizadas; Estrela Vermelha, quatorze; e Bebebum e Piriri, treze cada. Este quadro evidencia o sucesso que estes clubes fazem suas gestões, afinal já passaram mais de quarente de clubes pela competição e os quatro citados seguem firmes, e com sucesso, pois Estrela e Povo já chegaram ao ápice da competição, Piriri já foi vice e Bebebum, maior exemplo de desportividade, amizade, afinal nunca figurou entre os três primeiros, mas sempre continuou disputando e fazendo do esporte o lazer do final de semana. Cada um dos confrontos deste grupo Povo da Bola x Bebebum e Piriri x Estrela Vermelha já foram realizados mais de vinte vezes, inclusive em finais, por exemplo, no título do Estrela, em 2010, o vice foi o Povo e no primeiro título do Povo, o vice foi Piriri. Curiosidades à parte, outros jogos prometem ser movimentados e quentes, na tarde fria de Curitiba e Almirante Tamandaré.
Povo da Bola, atual bicampeão, tem o time mais equilibrado, atletas jogando juntos há anos, portanto grupo forte e que conhece muito bem, com André há dois anos atravessando ótima fase, além de atacante Marlus, o meia Rodrigo Tosi, forte na defesa também Paulinho, Tcheco, Edmar, Jean, além do “milagreiro” goleiro Marquinhos, entre outros ótimos jogadores. O Povo é um dos poucos clubes que sabe usar muito bem a condição de substituições e faz o rodízio de atletas o tempo todo, o que acaba contribuindo para o desempenho e motivação de todos. O Bebebum, que nos últimos anos tem “beliscado” as vagas na segunda fase, uma hora certamente chegará às semifinais. De forma geral, nesta temporada, o Bebebum tem sido um adversário difícil de ser batido e tem apostado no entrosamento do pessoal da casa como Maycon, Antônio, Cristiano e a dobradinha com bom meia Sapo e o atacante Patrick, que tem sido decisivo nos últimos jogos. Povo e Bebebum jogam às 09 da manhã, no Tupã, com arbitragem do CBF Ivan Carlos Bhon, que terá como assistentes Maycon Brito e Fernando Tobias.
Piriri e Estrela Vermelha jogam no Flamengo, às 15h30, com o experiente Robson Coutinho na condução da partida, que terá como auxiliares Marcos Cabrera e Fernando Tobias. O Piriri deverá ter retorno do craque Coutinho, que fez quatorze gols em cinco jogos e que vai reforçar o plantel que já é ótimo, com Samuca, Caio, Alysson, Lorran, entre outros feras. O Estrela Vermelha tem grupo forte, é outro clube que usa das substituições constantes para manter o alto nível do futebol, comandado por Eron, que vive excelente fase, há algum tempo na verdade, na briga pela artilharia e nas assistências do campeonato, mas tendo também Henrique, Onça, Gabriel, Rafael.
Ainda pela manhã, no Tupã, 11 horas, o confronto entre Abranches e União deve ser marcado pelo equilíbrio. Não fosse os sete pontos perdidos pelo União por atuar com atleta irregular, o time teria os mesmos trinta e dois pontos do seu adversário. O time de Tiago, Limão e Ivan trouxe caras novas na temporada, bons jogadores, mas o destaque continua com o salonista Filipe Chulapa, cérebro da equipe. Na temporada 2022 o clube chegou à semifinal e este ano a intenção é disputar o título. O Abranches, campeão de 2022, sempre é muito organizado em campo e tem numeroso plantel, muto bem conduzido por Valdi e companhia. Casca, Toco, Beiço, Lipinho sempre deixam seus gols, com Binho armando e Paraíba segurando tudo lá atrás, são alguns dos vários destaques do time. Maycon Brito terá o apito, outro com escudo da CBF, que terá como auxiliares Ivan Carlos Bhon e Fernando Tobias.
Fechando a rodada, 13h30, no Monte Bérico, o estreante Pão com Bife enfrentará o Butantã, este que chegou aos trancos e barrancos na segunda fase, mas foi campeão em 2019. O Butantã conta com base antiga formada Seba, Esquerda, Bera, o bom goleiro Rafael e algumas caras novas como Cassiano, Jonathan e o atacante Robinho. Já o Pão com Bife, empolgado pela campanha espetacular na primeira fase e motivado pela vitória no último jogo, vem embalado com vários destaques com o meia Naor, o atacante Arthur com cinco gols e duas assistências em oito jogos e a volta do atacante Victor Radatz, que volta da Suburbana e quando ainda no CAB, fez nove gols em oito jogos. O Pão com Bife que no início da competição, seu meia Gabriel Oliveira que saiu para o profissional, incialmente no Paranavaí e depois Londrina e ao que parece engatou carreira para sorte do Butantã. Marcos Cabrera será o árbitro, auxiliado por Robson Coutinho e Fernando Tobias.
O ponto alto do Campeonato Amigos da Bola nesta fase será o retorno de vários atletas que disputavam a Suburbana, o que deve melhorar o nível técnico, casos de Coutinho, que volta do Trieste, Lorran, do Tanguá, Victor Radatz, do Fanny, Ariclenes, do Nova Orleans, Patrick, do Combate, podendo ter outros sem conhecimento da reportagem.
Por parte da arbitragem, todos com atuação na Federação Paraense de Futebol, com destaque para os que também atuam pela CBF, nos casos de Maycon Brito e Ivan Carlos Bhon.
Importante ressaltar que a primeira fase do CAB foi a mais disciplinada da história, sem lesões graves, eliminações ou afastamentos e que espírito de desportividade reine até o fim da competição, pois o objetivo maior, a filosofia do campeonato, a fazer do futebol nosso lazer do final de semana.
ESCALA DE ÁRBITROS
Estádio Valentim Kokot (Tupã):
09h – Povo da Bola x Bebebum
11h – Abranches x União
Arbitragem: Ivan Carlos Bhon, Maycon Brito e Fernando Tobias.
Mesário: José Gentil de Castro.
Estádio Monte Bérico (Flamengo):
13h30 – Pão com Bife x Butantã
15h30 – Piriri x Estrela Vermelha
Arbitragem: Marcos Cabrera, Robson Coutinho e Fernando Tobias.