Luiz Alexandre, foi eleito para compor no melhor trio do ano de 2023 e conduzirá Pão com Bife e Bebebum neste sábado.
Os jogos deste final de semana são complemento da décima primeira rodada, realizada parcialmente no dia dezoito de maio, quando somente os jogos realizados no campo do Tupã, foram efetivados. Com muita chuva na oportunidade, os jogos do período da tarde foram transferidos.
Os três jogos têm total importância para a classificação tanto na briga pelo G4, grupo que terá vantagem de jogar pelo empate nas quartas e semifinais, quanto nas últimas duas vagas ainda em disputa por Butantã, Bebebum, Shakhtar Danonestk e Unidos.
O Bebebum entra em campo pela manhã para enfrentar o Pão com Bife. A equipe de Marcelo e Cristiano depende de suas próprias forças para seguir à próxima fase, se vencer seu compromisso e o Unidos, que joga no final da tarde, no máximo empatar, confirma classificação. Em caso de derrota e vitória do Unidos, este chega aos mesmo treze pontos, porém nos critérios toma a posição do Bebebum deixando-o na nona posição, fora do G8, levando a decisão da vaga para a última rodada e aumentando a esperança do Shakhtar. O Pão com Bife, quarto colocado, pode melhorar a classificação e no melhor dos cenários para a equipe pode terminar a fase na primeira posição. A briga na parte de cima está ponto a ponto, afinal o líder Abranches, com apenas um jogo a cumprir, tem trinta e dois pontos e enfrentará na última rodada este mesmo Pão com Bife. Do líder Abranches até o quinto colocado, a diferença é de apenas quatro pontos e o Pão com Bife está embolado com Piriri e Estrela, todos com vinte e oito pontos. Para jogo tão importante, trio dos mais competentes e “pesados”, no bom sentido, pelo que representam com o escudo da arbitragem paranaense. Luiz Alexandre, eleito o melhor árbitro CAB, em 2023 e que deixou a CBF este ano vai apitar este clássico e que terá como auxiliares Luiz Abreu, hoje analista de arbitragem da CBF e na gestão de arbitragem na FPF e Marcos Cabrera, também com longo histórico de boas atuações no futebol paranaense. Jogo no Monte Bérico.
Na partida das 13h30, clássico de campeões entre Estrela e Butantã. O primeiro vendeu a primeira edição, em 2010 e o Butantã deu a volta olímpica em 2019. Em situações opostas, o Estrela pode chegar à liderança, com dois jogos pela frente, fechando a fase enfrentando o atual campeão Povo da Bola, em jogo de seis pontos e para o cenário mais favorável para o clube do Roberto, pode terminar em primeiro. O Butantã, com quatorze pontos, é o de melhor condição entre os quatro últimos, e até sendo derrotado nas duas próximas rodadas pode chegar as quartas de final, bastando Unidos, com dez pontos e dois jogos a cumprir, perder seu compromisso amanhã, contra o Povo da Bola, pois mesmo o Shakhtar, com onze pontos, vencendo o Unidos na última rodada, chegaria aos mesmos quatorze pontos do Butantã, porém o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e o Buta tem quatro e o Shakhtar chegaria a três. Luiz Abreu será o árbitro do clássico, com auxílio de Gustavo Nogas, outro grande que deixou a CBF nesta temporada e Nilo Sérgio.
No último jogo da tarde, no Flamengo, Unidos joga a temporada em partida dificílima contra o Povo da Bola. Só a vitória deixa o time de Risadinha e Hernani vivo no campeonato, caso termine empatado pode sobrar um fio de esperança em caso de derrota do Buta e neste cenário a definição das últimas vagas fica mesmo para a rodada final, com diversas combinações que podem trocar de posições a cada gol entre as quatro últimas equipes. O Povo, segundo colocado e a um ponto do líder Abranches, tem dois jogos a cumprir fechando a fase no clássico de campeões contra o Estrela e o único clube que depende de suas próprias forças para terminar como campeão simbólico da fase, mesmo o Abranches vencendo seu compromisso diante do Pão com Bife, pois este chegaria aos trinta e cinco pontos, enquanto o Povo da Bola pode chegar aos trinta e sete. Gustava Nogas dirigirá Povo e Unidos, auxiliado por Luiz Abreu e Nilo Sérgio.
A temporada do Campeonato Amigos da Bola sem dúvida é a mais empolgante da história e pode chegar na última rodada com todas as posições da classificação em jogo, inclusive são tantas que ao escrever este material, certamente deixei de citar algumas possibilidades, de tantas combinações possíveis.